como abrir cnpj para infoproduto

Como abrir uma empresa de Infoprodutos?

O mercado de infoprodutos vem crescendo muito nos últimos anos e com ela veio grandes oportunidades de negócios. Se você quer começar a vender seus infoprodutos, vamos te explicar o passo a passo de como abrir uma empresa de infoprodutos de forma simples e fácil.

Entenda mais o Mercado de Infoprodutos

O mercado de infoprodutos é um ambiente virtual onde todas as relações de negócios acontecem de uma forma rápida e eficiente, ou seja, informação digital que pode ser disponibilizada de forma gratuita ou paga que visa resolver o problema de quem o consome, como por exemplo: e-books, aplicativos, videoaulas. O infoproduto nada mais é do que a venda do seu conhecimento.

Podemos dizer que os agentes desse mercado são os infoprodutores, coprodutores e os afiliados. Nesse caso os infoprodutores são os criadores das ideias ao passo que os afiliados são os que divulgam esses infoprodutos e caso a venda seja efetuada ganham um percentual dela. Já os Coprodutores são os parceiros de negócio do Infoprodutor (criador).

Como abrir um CNPJ para vender Infoprodutos?

Para te ajudar nessa etapa, preparamos 4 passos para você conseguir seguir e abrir sua empresa para vender seus infoprodutos.

Passo a passo de como abrir um CNPJ para vender infoprodutos

1) Qual tipo de infoproduto irá vender?

Quando se faz um estudo de mercado a probabilidade de fazer com que seu negócio dê certo só aumenta e com isso reduz seus riscos possibilitando solidez do mesmo. Infoprodutores precisam estudar muito o mercado ao qual desejam entrar. Precisam descobrir produtores, infoprodutores, plataformas, Gateway de Pagamentos, ferramentas, e por aí vai. Escolher qual tipo de Infoproduto será vendido é fundamental na etapa da abertura da empresa, pois para cada tipo de infoproduto terá um CNAE específico.

Lista de CNAEs para Infoproduto

Ao identificar essa oportunidade é importante descobrir a atividade econômica e assim dar seguimento ao restante do processo. É muito relevante saber o CNAE de seu negócio.

O que seria esse CNAE? Para quem ainda não sabe, CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), é uma lista que contém diversos códigos de atividades econômicas com critérios utilizados para realizar o enquadramento das empresas no código correto. Esta listagem foi criada com intuito de formalizar um padrão nacional para categorização de empresas pelos órgãos.

Para infoprodutores, já temos alguns CNAES mais comuns. Veja abaixo:

  • 8599-6/04 – Cursos ou treinamentos.
  • 7319-0/03 – Marketing Direto (classificação para afiliados).
  • 6319-4/00 – Atuação com dados na internet, busca, entretenimento e outros conteúdos na web.
  • 5811-5/00 – Edição de livros
  • 7319-0/02 – Promoção de vendas.

2) Qual tipo de empresa para o Infoprodutor

  • Sociedade Limitada Unipessoal: O empresário pode abrir seu próprio negócio sem precisar de um sócio, proteger seu patrimônio particular (apenas o patrimônio da Pessoa Jurídica responde pelas dívidas e obrigações da Empresa). E não precisar de um capital mínimo de 100 vezes o salário mínimo, como acontece na EIRELI. É importante destacar que essa modalidade foi criada esse ano, pela medida Provisória 881/2019, a chamada MP da Liberdade Econômica.
  • Empresário Individual (EI): No Empresário Individual o patrimônio particular do dono se confunde com o patrimônio da empresa. Isso quer dizer que as dívidas e obrigações da empresa podem atingir os bens pessoais do sócio.
  • Sociedade Limitada: Na Sociedade Limitada é necessário ter dois ou mais sócios. Neste modelo o patrimônio particular dos empresários é protegido e apenas o patrimônio da Pessoa Jurídica responde pelas dívidas e obrigações da empresa.
  • MEI: É um empreendedor individual, que pode faturar até R$ 81.000,00 ao ano, exercer somente as atividades permitidas a serem MEI e ter apenas 1 funcionário. Quem é MEI não pode abrir nenhum outro tipo de empresa.

3) Qual o melhor tipo de tributação para infoprodutores

Tributação é a forma com qual a sua empresa optará para pagar os impostos. Saber escolher o melhor tipo para seu cenário atual pode evitar que você pague impostos desnecessários. Veja algumas possibilidades de tributação que você pode escolher para sua empresa de infoprodutos:

Tributação do MEI – SIMEI

É a tributação do MEI. O imposto a ser pago será num valor fixo, em torno de R$ 70,00 reais por mês, independente se teve faturamento ou qualquer outra movimentação na empresa;

Tributação do Simples Nacional

Na tributação do Simples Nacional, o imposto a ser pago será de acordo com o faturamento bruto mensal, e seguirá a tabela do Simples Nacional. Essa tabela será escolhida de acordo com o CNAE. Lembra que o CNAE pode influenciar no imposto? Está aqui o perigo. Se você usar um CNAE inadequado para vender o infoproduto, será calculado o imposto na tabela errada e consequentemente fará você pagar o imposto errado.

Nesse tipo de tributação, o imposto vence todo dia 20 e nesta guia de imposto estará embutido todos os impostos que uma empresa precisa pagar.

Tributação do Lucro Presumido

Já a tributação do Lucro Presumido, tem um formato um pouco mais complexo, onde é presumido uma margem de lucro para ser calculado os impostos de IRPJ e CSLL. Já os outros impostos serão calculados por uma porcentagem determinada pela lei, que será calculada sobre o faturamento bruto.

É de extrema importância que você, juntamente com sua contabilidade, faça um planejamento tributário para saber qual a melhor tributação para seu negócio.

Por último, após escolher os infoprodutos que você irá vender, o melhor tipo de CNPJ e a melhor tributação, é hora de iniciar os trâmites para abrir sua empresa de infoproduto. Veja o passo a passo que preparamos para te ajudar.

cnpj para infoprodutor
Como abrir uma empresa de Infoproduto

Passo a passo para abrir uma empresa de infoproduto

Escolher o nome e o endereço da empresa

Primeiramente, verifique junto a Junta Comercial o nome escolhido para sua empresa e solicite a Consulta Prévia a sua Prefeitura. Esses dois pontos evitarão que você corra o risco de perder tempo fazendo um processo de abertura de empresa que poderá ser negado pelos órgãos.

Vale ressaltar que existem algumas regras para compor o nome empresarial, como por exemplo, ao abrir uma empresa escolhendo natureza jurídica de Empresário Individual, obrigatoriamente, o nome empresarial (ou também conhecida como razão social) deverá ser com base no nome do empresário, incluindo a atividade no final do nome.

Exemplo: José Almeida Silva. O nome empresarial da empresa dele poderá ser J. A. Silva Treinamentos

Já sobre o endereço, quando falamos de endereço da empresa, é relevante destacar que para empresas de infoprodutos, por serem conhecidas como nômades digitais, o mais adequado é abrir com o endereço de uma Sede Virtual. A Unclik, em todos os seus planos, disponibiliza uma sede virtual para você abrir sua empresa. Saiba mais o que é sede virtual.

Tenha um Contrato Social

Em seguida, deverá providenciar o Contrato Social. O contrato social registra, perante o governo, todo o funcionamento do negócio. Elaborar esse tipo de contrato definirá o ramo e o objetivo da empresa, além de aspectos como sociedade, o capital social da empresa e muitas outras coisas. Esse documento é essencial para a formação de sociedades em micro, pequenas, médias e até mesmo grandes empresas. Podemos comparar o contrato social à Certidão de Nascimento de um cidadão ou, até mesmo, à Constituição de um país, ele dá origem a uma empresa, determina qual o formato de sociedade, quais as áreas de atuação, como ela funcionará, de que maneira será utilizado o patrimônio dessa empresa além de diversas outras informações essenciais.

Com a formalização de uma sociedade juntamente ao CNPJ dá ao empreendedor o direito de abertura de conta corrente como pessoa jurídica, emissão de notas fiscais, obtenção de empréstimos e outras vantagens. Por isso o registro de um Contrato Social junto a uma Junta Comercial (cada empresa de seu respectivo estado) é exigido para registro de sociedade.

Veja alguns pontos obrigatórios no Contrato Social:

  • Sede da empresa e locas de atuação;
  • Qualificação de sócios;
  • Atividades desenvolvidas pela empresa;
  • Serviços prestados;
  • Direitos e deveres dos sócios;
  • Porcentagem de participação de cada sócio;
  • Deveres e tarefas dos administradores;
  • Regras da sociedade;
  • Remuneração dos sócios e dos administradores;
  • Tipo da sociedade.

É importante lembrar que, o Contrato Social é apenas para sociedades, no caso de empresário individual é chamado de Instrumento de Empresário Individual. E, para MEI, o que substitui o instrumento de empresário individual/contrato social é o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual que pode ser emitido pelo portal do MEI.

Abertura do CNPJ para vender infoprodutos

De posse de seu contrato social você deverá levar na junta comercial, juntamente com seus documentos pessoais e de seu sócio, caso tenha um, após esse registro receberá o NIRE – Número de Identificação do Registo de Empresa) e logo após a liberação de seu CNPJ.

Liberação da Inscrição Estadual

Com a liberação de seu CNPJ, é necessário pedir a liberação da Inscrição Estadual, que é gerada pelo SEFAZ (Secretaria da Fazenda do Estado). A inscrição estadual é obrigatória para quem comercializa. No caso de infoprodutor é muito importante saber qual o processo e o produto que será vendido, pois em alguns casos, poderá ser considerado como venda e não como serviço. Fique atento a isso.

Cadastro na Prefeitura

Antigamente era obrigatório obter o alvará de funcionamento, mas na MP (Medida Provisória) da liberdade econômica, foi retirada a necessidade de qualquer tipo de licença e alvará para atividades de baixo risco, independentemente do tamanho da empresa. Nesse caso caberá às prefeituras definir o que são atividades de baixo e alto risco. No caso de infoprodutores, normalmente, ficam enquadradas como baixo risco.

Liberação para emissão das Notas Fiscais

Além da liberação dos alvarás, a Prefeitura também precisa autorizar a emissão da nota fiscal de prestação de serviço. Dependendo de onde sua empresa se instalará esse procedimento poderá ser feito de forma virtual ou presencial. Já no caso de emissão de nota fiscal de venda, e necessário a contratação de um sistema para emissão de nota fiscal.

No caso de infoprodutos, o volume de geração de notas fiscais é altíssimo e fica inviável a emissão manual das notas fiscais. Para automatizar esse processo é importante ter uma ferramenta onde estará integrado com sua plataforma de venda, e emitirá automaticamente as notas de cada cliente. Fazendo isso você consegue economizar tempo!

Para te ajudar nesse processo nós indicamos o Notazz, a ferramenta mais usada pelos infoprodutores para automatizar as notas fiscais.

Abertura da conta bancária PJ

Você já possui um CNPJ, há a obrigatoriedade de abrir uma conta pessoa jurídica? Essa é uma das perguntas mais comuns entre os empresários. A ideia de abrir uma conta bancaria exclusivamente para a empresa pode parecer um pouco exegerada, mas é o recomendável.

Inicialmente, por se tratar de uma empresa sem funcionários ou gastos específicos, muitos acabam se esquecendo de separar suas contas pessoais das contas da empresa, mas esse é um erro de planejamento que pode ser crucial para o seu negocio. Sendo assim, a obrigatoriedade não existe, mas é imprescindível para percepção de suas receitas, despesas e lucros.

Lembrando em sua conta empresarial deve constar apenas os gastos com impostos e despesas da sua empresa. No caso das microempresas, em geral os dados apresentados são:

  • Entrada de dinheiro por meio de pagamentos dos clientes
  • Saída para pagamento dos impostos do Simples Nacional (DAS)
  • INSS, para quem faz a retirada de pró-labore
  • Despesas com a contabilidade
  • Tarifas bancárias
  • Retirada para o sócio (seja por distribuição de lucros ou pro-labore)

Contabilidade especializada para Infoprodutores

Definitivamente é de extrema importância ter uma contabilidade para te ajudar em todas essas etapas. Um erro pode te levar a pagar mais impostos ou até mesmo ter problemas com a Receita Federal.

Com o suporte de uma contabilidade especializada, todo processo de abertura fica mais fácil e simples. Na Unclik você pode contar com contadores especializados que irão te ajudar na abertura do seu CNPJ para Infoproduto quanto em todas as questões burocráticas.

Fale agora com um dos nossos especialistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros posts

Coprodutor pode ser MEI?

Coprodutor pode ser MEI?

Para que possamos entender se o coprodutor pode ser MEI ou não, é importante mencionar dois entendimentos acerca dos tipos de coprodução existentes no mercado:

Read More »
×

Ei!

Está precisando de um contato mais ágil? Fale conosco pelo WhatsApp clicando ali em baixo, ou então nos mande um e-mail: [email protected]

×