contabilidade para social media

Profissional Social Media: Autônomo ou CNPJ?

Nos últimos tempos, a importância do profissional Social Media tem crescido de forma acelerada para os negócios digitais. Já que é o profissional responsável por gerenciar e desenvolver a presença online de uma marca nos vários canais de mídias sociais.

Com isso, o Social Media passa a ter de lidar com diversas questões relacionadas com a melhor maneira para a prestação dos seus serviços digitais. Principalmente, tendo em vista que essa atuação pode ser feita como pessoa física ou como pessoa jurídica.

Por isso, se você é Social Media, continue lendo esse artigo para entender as implicações de atuar como prestador de serviços autônomo ou como pessoa jurídica, com um CNPJ.  

Quais as formas legais para um Social Media prestar os seus serviços digitais?

Saiba que o profissional Social Media pode prestar serviços de várias formas legais. Por exemplo, você pode ser empregado com vínculo empregatício ou com contrato de trabalho temporário para grandes e médias empresas.

No entanto, talvez a ideia de ter mais flexibilidade e autonomia para gerenciar seus projetos, além de trabalhar com vários clientes e incrementar o seu faturamento, seja muito mais atraente do seu ponto de vista.

Assim, você pode optar por fazer a prestação de serviços como autônomo (com o CPF) ou como empresa jurídica (com o CNPJ). Para começar, você precisa entender a diferença entre essas duas formas e as vantagens e desvantagens de cada uma.

Social Media Autônomo

Uma possibilidade é atuar como profissional Social Media autônomo, isto é, trabalhar como pessoa física e utilizar o seu Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF). De fato, você tem liberdade para escolher os seus clientes e definir a sua agenda de trabalho.

Embora possa atuar com maior independência, ao atuar como profissional autônomo, o Social Media sofre algumas restrições, que geram graves consequências para o seu negócio.

Social Media com CNPJ

Saiba que atuar como Social Media com CNPJ significa abrir uma empresa, ou seja, uma pessoa jurídica. De fato, é a forma regulamentada para realizar as suas atividades profissionais, que oferece inúmeras vantagens, como:

  • Economizar com o pagamento de impostos;
  • Emitir nota fiscal de prestação de serviços;
  • Realizar contratos com outras empresas;
  • Abrir uma conta bancária do CNPJ e ter acessos a créditos empresariais;
  • Contratar profissionais de forma legal. 
Social Media precisa de CNPJ?

Quais as consequências de um Social Media não ter um CNPJ?

Certamente, são muitas as consequências para um profissional Social Media exercer as suas atividades sem ter um CNPJ. Veja a seguir as principais delas:

1) Ter de pagar mais imposto ao atuar como autônomo

Isso acontece porque todo o rendimento da prestação de serviços de Social Media será tributada como pessoa física. Ou seja, deve ser aplicada a tabela do Imposto de Renda para Pessoa Física.

Desse modo, dependendo do valor do seu faturamento, a alíquota pode chegar até a 27,5%. Além disso, deve pagar uma alíquota de 20% de previdência social e o imposto municipal, mais conhecido como ISS – Imposto Sobre Serviço, no qual pode variar de 2% a 5%.

2) Diminuir as chances de fechar novos contratos por ser autônomo

Isso porque as empresas se tornam corresponsáveis pelo recolhimento de impostos ao contratarem profissional autônomo pessoa física. De fato, implica em um trabalho administrativo a mais para a empresa. Por isso, a preferência por contratarem profissionais com CNPJ.

3) Perder clientes por não emitir nota fiscal de serviços

Para emitir a nota fiscal de serviços é necessário ter o CNPJ e se você atua como autônomo não pode emitir essa nota. Assim, acaba perdendo clientes, pois as empresas exigem a nota fiscal para realizar a contratação de profissionais no mercado.

4) Recolher o imposto de renda mensalmente, através do Carnê-Leão

Todo prestador de serviço autônomo (CPF) está obrigado a recolher o imposto de renda de forma mensal através do Carnê Leão. Para isso é preciso calcular os valores recebidos e as despesas dedutíveis para chegar ao valor de imposto a pagar. Se você não estiver fazendo isso, saiba que a Receita Federal tem 5 anos para questionar o não pagamento de impostos da sua atividade.

Quais os benefícios de um CNPJ para um Social Media?

Com toda a certeza, a obtenção de um CNPJ pode trazer vários benefícios para um profissional Social Media, sendo que os principais deles são:

1. Profissionalismo

Ter um CNPJ passa a impressão para os seus clientes de ser um profissional sério e comprometido com o seu negócio. Sem dúvida, aumenta o nível de credibilidade e ajuda a atrair e reter clientes, estimulando o crescimento do negócio.

2. Proteção Patrimonial

Ter um CNPJ é o primeiro passo para separar os bens pessoais dos bens da empresa, estabelecendo a proteção patrimonial em caso de dívidas ou problemas legais do negócio. Certamente, os bens pessoais ficam resguardados.

3. Emissão de Notas Fiscais

Ter um CNPJ permite que você emita notas fiscais, o que pode ampliar sua base de clientes em potencial. Isso porque muitas empresas preferem ou precisam trabalhar com prestadores de serviço que podem emitir notas fiscais.

4. Redução dos impostos

Ter um CNPJ e dependendo do regime tributário escolhido – Simples Nacional ou Lucro Presumido -, é possível aproveitar benefícios fiscais associados à operação da empresa em comparação com a tributação pessoal.

Além disso, poderá receber os lucros da empresa sem pagar nenhum centavo de imposto, pois Lucro (dividendos) é isento de impostos aqui no Brasil.

5. Acesso a Linhas de Crédito e Serviços Bancários

Ter um CNPJ gera facilidades de acesso a linhas de crédito, contas bancárias e outros serviços financeiros, que são mais difíceis de serem obtidos por pessoas físicas.

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Conclusão

Certamente, para o profissional Social Media é muito mais atraente ter um CNPJ do que atuar como profissional autônomo. Uma vez que gera muitas facilidades, sendo a principal delas a redução da carga tributária.

No entanto, também é importante destacar que ter um CNPJ traz responsabilidades adicionais, como manter a contabilidade em dia e cumprir com as obrigações fiscais. Assim, é essencial contar com os serviços de uma contabilidade para negócios digitais.

Isso porque a contabilidade digital permite o acesso e gerenciamento de dados financeiros em tempo real, além de aumentar a eficiência, precisão e agilidade dos processos. Como também ajuda a reduzir custos operacionais e reduzir despesas.

Não podendo esquecer que a contabilidade para Social Media é de fundamental importância para garantir o cumprimento das determinações legais por meio dos diversos serviços contábeis, que são oferecidos por profissionais com expertise na área.

Contabilidade especializada para Social Media

A Unclik é uma contabilidade especializada para profissionais de Social Media e pode ajudar com toda tramitação de abertura de CNPJ, nota fiscal e redução dos impostos.

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