Sistema de Nota Fiscal para MEI 2023

Novo Sistema de Nota Fiscal para MEI

No final de 2022, através da Resolução CGSN n° 169/2022, foi lançada o novo Sistema pra Emissão de Nota Fiscal de prestação de serviço para MEI, no qual visa a padronização do documento e facilidade para o MEI emitir a Nota Fiscal.

O SNNFS-e (Sistema Nacional da Nota Fiscal de Serviço eletrônica) terá como benefício a possibilidade de emitir a Nota Fiscal por dispositivos móveis. Além disso, não será mais necessário proceder o cadastro na prefeitura para emitir a Nota Fiscal, visto que a partir de 03/04/2023 a emissão acontecerá, obrigatoriamente, pelo novo sistema. O uso do sistema até 03/04 ficará facultativo.

Benefícios do Novo Sistema de Emissão de NFS-e

Alguns dos benefícios ao aderir o novo sistema, será a simplificação e agilidade na hora de emitir nota fiscal. Em muitas prefeituras, o processo de liberação de acesso para emitir nota fiscal pode demorar meses e isso burocratiza o funcionamento do MEI.

Além disso, esse novo sistema será para todos os MEIs do páis. Trazendo uma padronização no documento, visto que antes, cada prefeitura tinha um modelo e regras para emissão da Nota Fiscal

MEI está obrigado a emitir Nota Fiscal?

É importante ressaltar que o MEI está dispensado da emissão da Nota Fiscal, quando o cliente for pessoa física. Caso contrário, o MEI precisa sim emitir a Nota Fiscal. E se, mesmo o cliente que for pessoa física, solicitar a nota fiscal, em hipótese nenhuma o MEI pode recusar o documento fiscal.

Esse novo sistema é para todos os MEIs?

Esse novo sistema é apenas para emissão de nota fiscal de prestação de serviço. Ou seja, se você é um MEI, mas sua atividade é comercialização, você não deve acessar esse sistema para emitir nota fiscal. Esse sistema é exclusivo para MEIs que irão emitir Nota Fiscal de Prestação de Serviço.

Como acessar o novo Sistema de Emissão de Nota Fiscal do MEI?

O novo sistema pode ser acessado pelo site do Simples Nacional. No menu lateral você irá encontrar a opção de NFS-e MEI. Clicando nessa opção você terá acesso ao novo sistema.

Novo sistema para emissão de nota fiscal do MEI
Novo sistema para emissão de nota fiscal do MEI

Nós preparamos um conteúdo explicando o passo a passo de como acessar o sistema. Para acessar o sistema será necessário fazer o cadastro clicando em “Fazer primeiro acesso”. Só assim, conseguirá acessar o sistema e conseguir emitir a nota fiscal pelo novo sistema.

Atenção: Receita Federal está de olho no MEI

Com esse novo portal nacional, a Receita Federal terá as informações do faturamento muito mais rápidas. Com isso é importante lembrar que o MEI possui o limite de faturamento de R$ 81.000/ano e caso venha ultrapassar o limite, terá que fazer o desenquadramento e se tornar uma ME.

Faturamento do MEI para 2023

Tanto se falou eu aumentar o limite de faturamento do MEI, mas infelizmente isso não aconteceu. Para que o aumento do limite do MEI tivesse valendo para 2023, teria que ter sido aprovado até 31/12/2022. Coisa que não aconteceu.

O Projeto de Lei Complementar 108/2021 ainda está em tramitação e por isso, o faturamento permitido para o MEI no ano 2023 ainda continua sendo R$ 81.000/ano.

Declaração Anual do MEI 2023 – DASN

Outra atenção que o MEI precisa ter é na hora de entregar a Declaração Anual do MEI – DASN. Agora em 2023, você irá informar todo faturamento ocorrido em 2022, e também se teve contratação de funcionário CLT. Clique aqui e veja como fazer sua Declaração Anual do MEI

Contabilidade para MEI é importante?

Por último, é importante mencionarmos a importância da contabilidade na regularização do negócio. Sempre falamos por aqui que o MEI está dispensado a ter contabilidade, mas ter a contabilidade pode te trazer benefícios, como distribuição de lucros isento de Imposto de Renda.

Clique aqui e conheça nossos planos exclusivos para MEI. Hoje atendemos mais de 100 MEIs em todo Brasil. Principalmente MEIs que atuam no mercado digital. Conte com a gente para regularizar seu CNPJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros posts

Coprodutor pode ser MEI?

Coprodutor pode ser MEI?

Para que possamos entender se o coprodutor pode ser MEI ou não, é importante mencionar dois entendimentos acerca dos tipos de coprodução existentes no mercado:

Read More »
×

Ei!

Está precisando de um contato mais ágil? Fale conosco pelo WhatsApp clicando ali em baixo, ou então nos mande um e-mail: [email protected]

×