contabilidade para infoprodutor

Contabilidade para Infoprodutor. Como funciona?

O que é Contabilidade para Infoprodutores?

A atividade de infoprodutores tem crescido muito nos últimos tempos e, por isso, fica cada dia mais evidente a importância da contabilidade para os infoprodutores. Isso porque ao exercerem uma atividade econômica ficam obrigados a recolher diferentes impostos.

Para calcular esses impostos e manter a empresa regularizada é imprescindível ter os conhecimentos da legislação tributária do país. Desse modo, a contabilidade oferece os serviços necessários para atender as demandas tributárias dos infoprodutores. 

Para entender mais sobre a contabilidade para infoprodutores, continue lendo esse artigo e compreenda a melhor forma para conduzir o seu negócio. Pois, são atraentes as vantagens obtidas ao ter um CNPJ, ou seja, abrir e manter uma empresa legalizada.

O que é ser um infoprodutor do ponto de vista contábil?

Saiba que os infoprodutores são pessoas que criam e vendem infoprodutos. Ou seja, produtos digitais com informações ou conhecimento de valor para os consumidores. Por isso, o infoprodutor não apenas cria os produtos, mas também faz a sua promoção e venda.

Normalmente, os infoprodutos são comercializados nas plataformas digitais como Monetize, Hotmart e Eduzz, dentre outras alternativas. Com o suporte dessas plataformas, fica mais fácil o processo de divulgação e comercialização dos infoprodutos online.

Além de facilitar a entrega do produto final com sistemas de segurança contra pirataria, também oferecem plataformas de pagamento, com vários formatos, que facilitam mais ainda as vendas para os infoprodutores.

Os infoprodutos podem assumir muitas formas, dependendo do conteúdo que estão apresentando e do formato que é mais conveniente para os consumidores. Alguns exemplos comuns de infoprodutos incluem:

  • E-books: livros digitais para leitura em tablets, e-readers ou smartphones;
  • Cursos online: oferecidos em vídeos, com texto, gráficos e quizzes interativos.
  • Webinars: seminários online ao vivo ou gravados;
  • Podcasts: gravações de áudio que são baixadas ou transmitidas pela internet;
  • Vídeos: conteúdo de vídeo educacional ou informativo;
  • Softwares: ferramentas digitais para resolver um problema específico do usuário.

Assim, o infoprodutor ao realizar a atividade de produção e comercialização de infoprodutos desenvolve uma atividade econômica, que gera uma renda mensal. Por consequência, também gera a obrigação de recolher os impostos devidos pela atividade exercida.

Com isso, é necessário ter um suporte contábil para entender como calcular esses impostos devidos, além de avaliar a melhor forma de exercer a atividade de infoprodutor. Ou seja, como pessoa física ou como pessoa jurídica.

Como funciona a contabilidade para infoprodutores pessoa física?

De uma maneira simples, a contabilidade para infoprodutores oferece suporte para analisar e identificar a melhor forma para exercer a sua atividade digital. Principalmente, em relação ao recolhimento de impostos como pessoa física ou pessoa jurídica.

Para começar, saiba que quando o infoprodutor ainda está iniciando seu negócio, pode preferir trabalhar usando o Cadastro Nacional da Pessoa Física (CPF). Ou seja, não é necessário ter um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), neste momento.

Além disso, as plataformas digitais não exigem que os infoprodutores tenham um CNPJ. Porém, estabelecem um valor limite de saque mensal de R$ 1.900,00. De fato, estão seguindo as regras de isenção do pagamento de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

A tributação do infoprodutor como pessoa física pode chegar a 27,5% do seu faturamento total, de acordo com a tabela progressiva do Imposto de Renda. Além disso, precisa pagar 20% da receita para a contribuição com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Se acaso ultrapassar o limite de isenção do IRPF, que é de R$1.903,99, o infoprodutor deve declarar e recolher os impostos por meio do carnê-leão, mensalmente. Sem dúvida, o apoio da contabilidade para calcular os impostos e apurar a lucratividade do negócio é essencial.

No entanto, é importante se atentar que o imposto para pessoa física é muito maior do que para pessoa jurídica. Ou seja, dependendo do volume de vendas que vocês está fazendo mensalmente, é importante analisar se já está na hora de abrir seu CNPJ.

Como funciona a contabilidade para infoprodutores pessoa jurídica?

Em se tratando dos infoprodutores pessoa jurídica, ou seja, os empreendedores que vão abrir uma empresa e obter um CNPJ, a contabilidade atua de forma muito mais efetiva para a formalização e legalização do negócio.

Isso porque o processo de abertura de uma empresa envolve muitos procedimentos, além de decisões que impactam diretamente na saúde financeira do futuro negócio. Por isso, para que as decisões sejam assertivas, é necessário ter expertise na área.

Por exemplo, para calcular os impostos a serem recolhidos pela empresa é preciso ter conhecimento profundo dos regimes tributários no país. Ou seja, o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real. Veja a seguir:

Regime tributário Descrição Alíquotas
Simples NacionalRegime simplificado, com 5 anexos para tributação por setoresAnexo III, com alíquota a partir de 6%
Lucro PresumidoRegime simplificado, com presunção de parte do lucro para IRPJ e CSLLAlíquotas entre 13,33% e 16,33%
Lucro RealRegime baseado no lucro contábil da empresaNão é interessante para infoprodutores

Outro ponto importante também é que os infoprodutores pode abrir uma empresa como Microempreendedores Individuais (MEI). Isso porque algumas atividades que exercem, constam da Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE) permitidos ao MEI.

Por certo, para atividade de infoprodutores as opções disponíveis de CNAEs são as seguintes:

Código CNAEDescrição
8599-6/04Treinamento e desenvolvimento profissional e gerencial para venda de cursos online
5811-5/00Edição de livros para venda de ebooks
4761-0/01Comércio varejista de livros também para venda de livros

Esses são os principais CNAEs que uma empresa de infoproduto precisa ter em seu CNPJ. Aqui na Unclik nós fazermos uma composição de CNAEs com base em todas atividades que empresa irá prestar. Isso trás muito mais segurança e economia, evitando alterações contratuais.

Como é feita a tributação dos infoprodutos?

Certamente, esse é mais um aspecto em que a contabilidade para infoprodutores assume grande importância. Uma vez que cada tipo de infoproduto tem regras de tributação específicas, que necessariamente devem ser respeitadas.

No caso dos infoprodutos como e-books, se o infoprodutor estiver inserido no regime do Lucro Presumido, poderá ter a isenção dos seguintes impostos:

  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Agora, se estiver inserido no Simples Nacional tem de recolher o PIS e a Cofins, tendo apenas o benefício do ICMS. Contudo, é preciso observar que o CNAE adotado deve estar de acordo com a edição de livros ou comércio varejista de livros.

7 dicas para a contabilidade dos infoprodutores

Com toda a certeza, quando as vendas de infoprodutos começam a crescer e o faturamento aumenta mês a mês, é o momento de pensar em legalizar o negócio digital. Por isso, veja as 7 dicas apresentadas a seguir para regularizar a sua atividade:

1.ª – Identificar a melhor opção para abrir uma empresa e obter um CNPJ, de acordo com o seu tipo de negócio digital, a expectativa de faturamento e se a empresa terá ou não sócios;

2.ª – Definir a sede virtual para a futura empresa, pois como se trata de um negócio digital pode ter apenas um endereço fiscal para registrar o CNPJ; 

3.ª – Ao definir uma sede virtual, é importante analisar a alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS), que varia entre 2,5% a 5% de um local para o outro. Com isso você consegue reduzir o imposto apenas usando uma sede virtual no qual tem o menor imposto.

4.ª – Escolher o código CNAE de acordo com o seu tipo de infoproduto, pois cada tipo tem uma classificação específica.

5.ª – Definir a melhor forma de tributação da futura empresa, tendo em vista a expectativa de faturamento anual para enquadrar no MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real;

6.ª – Ter um sistema de nota fiscal automatizado, tendo em vista que a emissão de nota fiscal de serviços usa a inscrição municipal e nota fiscal de produtos, a inscrição estadual; A Unclik é parceira do eNotas e da Notazz, que são as principais plataformas de automatização de nota fiscais para infoprodutores.

7.ª – Alterar o cadastro nas plataformas utilizadas para comercializar os infoprodutos para o nome da PJ, inclusive o recebimento dos valores deve ser por meio dessa conta.

Conclusão

Certamente, a contabilidade para infoprodutores é uma forma de manter a boa saúde financeira da empresa. Mas, não apenas isso, como também o suporte oferecido aos infoprodutores em diferentes aspectos de natureza jurídica, tributária e contábil.

Todo o procedimento para abertura de uma empresa e obtenção de um CNPJ é conduzido com a orientação da contabilidade. Desse modo, é feita uma avaliação das melhores alternativas para o crescimento do negócio digital

A Unclik é uma contabilidade especializada para Infoprodutores e pode te ajudar a manter seu CNPJ regularizado e pagando menos impostos, de forma correta.

Se gostou do artigo e deseja informações sobre infoprodutores e como proceder para abrir o seu CNPJ ou trocar de contador é só clicar no botão abaixo e falar com nosso time de contadores especializados em contabilidade para infoprodutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros posts

Coprodutor pode ser MEI?

Coprodutor pode ser MEI?

Para que possamos entender se o coprodutor pode ser MEI ou não, é importante mencionar dois entendimentos acerca dos tipos de coprodução existentes no mercado:

Read More »
×

Ei!

Está precisando de um contato mais ágil? Fale conosco pelo WhatsApp clicando ali em baixo, ou então nos mande um e-mail: [email protected]

×