A atividade do gestor de tráfego é bem recente no mercado digital, e por isso não existia um CNAE específico para atuar nessa atividade. No entanto esse cenário mudou. No início de setembro/2023, a Receita Federal, junto com o CONCLA, atualizaram o novo CNAE para o gestor de tráfego. Entenda agora o que vai mudar pra você que é gestor de tráfego.
Qual é o novo CNAE para Gestor de Tráfego?
A partir de setembro/2023, a Receita Federal atualizou o CNAE 6319-4/00, incluindo nele a atividade de Gestão e Medição de Tráfego Digital. Ou seja, para prestar serviço de gestão de tráfego é necessário usar o CNAE 6319-4/00 Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet.
A Unclik foi a primeira contabilidade a contar essa notícia para os clientes e também no Youtube. Assista o vídeo no qual divulgamos essa notícia.
Agora entenda o que essa atualização irá impactar seu negócio de gestão de tráfego
Novo CNAE para gestor de tráfego pode ser MEI?
Essa é uma das perguntas que mais recebemos por aqui, visto que muitos gestores de tráfego, ao começar seus negócios, possuem um faturamento médio de 5mil/mês e se encaixariam na opção do MEI.
No entanto, uma das mudanças ocasionadas pelo novo CNAE, é que ele não é permitido ao MEI. Ou seja, a partir de setembro/2023, gestor de tráfego não poderá mais ser MEI.
A partir de agora, o gestor de tráfego que quiser ter seu negócio 100% regularizado, precisará abrir um CNPJ do Simples Nacional.
Como funciona o Simples Nacional para Gestor de Tráfego?
Abrir uma empresa de gestão de tráfego do Simples Nacional não é um bicho de sete cabeças, mas requer sim alguns cuidados. Um dos principais pontos de atenção é o imposto. No opção do Simples Nacional o imposto é calculado sobre o faturamento bruto e de acordo com a tabela relacionada a atividade.
O novo CNAE para gestor de tráfego está relacionada no anexo III do Simples Nacional. Isso significa que o imposto irá começar em 6%. É valido lembrar que o Simples Nacional é uma tabela progressiva, ou seja, quanto mais faturamento você tem, mais o imposto tende crescer também. Abaixo, veja o anexo III do Simples Nacional:
Como abrir uma empresa de Gestão de Tráfego do Simples Nacional?
Para você conseguir abrir uma empresa de gestão de tráfego do Simples Nacional é extremamente importante contar com a assessoria de uma contabilidade especializada, pois qualquer erro pode gerar multas e penalidades para seu negócio.
Veja os passos para abrir uma empresa de Gestão de Tráfego do Simples Nacional:
- Escolher o tipo de porte da empresa. Se vai ser ME ou EPP
- Ter um endereço para abrir seu CNPJ. O ideal é o gestor de tráfego utilizar a sede virtual para ter mais segurança e facilidades
- Escolher todos os CNAEs corretamente. Além de incluir o CNAE de gestão de tráfego, também poderá incluir outros CNAEs que façam sentindo com seu negócio
- Escolher o nome fantasia e a razão social
- Definir os sócios, as participações e quem será o sócio administrador
- Pagar a taxa da Junta Comercial
- Elaborar o Contrato Social
- Registrar o Contrato Social na Junta Comercial
- Solicitar a inscrição municipal
- Solicitar o enquadramento ao Simples Nacional
Ter uma contabilidade para fazer todo esses processo pra você é realmente importante.
Contabilidade especializada para Gestor de Trafego
A Unclik é uma contabilidade especializada para gestores de tráfego e pode te ajudar em toda essa burocracia. Clique abaixo e fale com um dos nossos contadores especializados.