Antes de mais nada vamos entender o que é tributação? Tributação é a aplicação de tributos pelo governo , seja sobre a renda, consumo ou patrimônio das pessoas físicas ou jurídicas.
A partir do momento em que se abre um escritório, ou uma empresa, tem-se uma tributação. Vale ressaltar que erros ou falta de informações na gestão tributária do seu escritório/empresa podem causar graves complicações, tais como: tributos a mais, multas, juros, autuações a até processos administrativos.
Diante disto, um passo importante antes de abrir seu consultório é muito importante estudar e escolher o tipo de tributação mais adequado para o seu negocio. Isso vai faze toda diferença na sua operação.
Tipos de tributação para pessoa jurídica.
Atualmente temos como forma de tributação o Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Lembrando que as formas mais comuns para micro e pequenas empresas são o Simples Nacional e Lucro Presumido. Vamos falar um pouco sobre essas tributações mais comuns.
Tributação do Simples Nacional para Consultório de Psicologia
Simples Nacional é um tipo de tributação mais simplificada, pois junta todos os impostos federais que devem ser pagos numa única guia, que é chamada DAS. O Simples Nacional vai começar em 15,5% podendo ter uma redução para 6%. Essa redução é chamada Fator R.
Tributação do Lucro Presumido para Consultório de Psicologia
Já no Lucro Presumido, para cada imposto tem uma guia e a alíquota (%) correspondente. Inicia-se com 11,33% de impostos federais, mais o ISS e mais o INSS patronal, coisa que no Simples Nacional já está tudo incluso.
É preciso tomar muito cuidado na hora de escolher essa tributação, pois a mesma é escolhida uma vez no ano, sendo no mês de janeiro, e não é possível a mudança ao longo de um ano.
E, claro, não podemos deixar de enfatizar a importância de uma assessoria contábil de confiança!
Entenda um pouco mais com esse vídeo.