Após a finalização da graduação vem um novo mundo. Colocar em prática tudo que foi estudado durante anos.
Para abrir uma Clínica de Psicologia é necessário ter atenção em alguns pontos, pois além de Psicólogo, você será um empresário, dono do seu negócio.
Sabemos que não existe essa matéria na faculdade (seria ótimo se tivesse) e por isso o psicólogo deve ter em mente que irá precisar aprender novas coisas do mundo empresarial.
Então se você está pensando em abrir sua Clínica de Psicologia, leia abaixo os principais pontos que você precisa dar atenção:
1° Passo: Planejamento Inicial
Fazer um planejamento é essencial para que você não tome nenhuma decisão precipitada. Ele vai te dar todo o direcionamento de como tudo irá ser executado e te prevenir de bastante problemas.
Para ficar mais fácil, veja alguns pontos importantes que não podem faltar no seu Planejamento:
1 – Quais os principais serviços que você irá prestar?
2 – Qual o local do seu consultório?
3 – Qual o valor que você ira investir no seu negócio?
4 – Irá precisar de colaboradores?
5 – Quanto será necessário investir para montar seu consultório?
6 – Qual será o nome fantasia?
7 – Como fazer para captação de clientes?
Feito o seu Planejamento é hora de colocar a mão na massa.
2° Passo: Abertura da seu empresa
Para que seu negócio esteja atuando de forma juridicamente correta, você deverá abrir sua empresa e ter o seu CNPJ.
Nesse passo é muito importante ter um acompanhamento com o seu contador, ele é o profissional mais indicado para realizar todos esses trâmites da forma mais correta.
Mas não é porque você tem contador que você precisa desapegar desse assunto. É muito importante que o psicólogo tenha base do conhecimento, pois além de psicólogo, agora também é um empresário!
Porque abrir um CNPJ?
Primeiramente, todo negócio precisa ter CNPJ para que consiga realizar suas operações empresarias de forma correta. Com o CNPJ você poderá emitir a Nota Fiscal para o seu cliente, pagar o seu devido imposto ao Governo, ter a liberação dos alvarás, contratar funcionários, entre outras coisas. Vale ressaltar também que o psicólogo precisa deixar o seu negócio regular perante o CFP (Conselho Federal de Psicologia).
Como abrir meu CNPJ?
Primeiramente você precisa de separar os documentos que serão necessários para a abertura da sua empresa. Segue alguns dos documentos:
• Cópia autenticada do RG e CPF (Pode ser CNH ou CRP)
• Titulo de Eleitor
• Comprovante de endereço residencial
• IPTU do Imóvel que funcionará o Consultório (Acho interessante ressaltar a importância de escolher um imóvel que esteja totalmente regular com a documentação, pois isso será fundamental para a liberação dos alvarás da Clínica.)
Com essa documentação em mãos iniciaremos o processo de abertura da sua empresa.
Nós, da Unicont, realizamos todo o processo de abertura da sua Clínica de Psicologia de uma forma simples, rápida e segura. Além disso, todo o nosso atendimento é humanizado e de rápido retorno.
Fale agora com um dos nossos especialistas e inicie a abertura do seu Consultório de Psicologia.