vale transporte é obrigatório para funcionário

Vale Transporte é Obrigatório?

Tem funcionário? Então leia esse artigo 🙂

Hoje vamos esclarecer alguns pontos bem relevantes sobre o pagamento de vale transporte. Então bora com a gente.

O vale transporte é obrigatório a todos os trabalhadores que tem registro na carteira. No ato da contratação deve ser questionado a necessidade ou não do uso ao trabalhador, mas que fique claro que somente o trabalhador pode abrir mão deste benefício.

Este benefício do vale transporte não é considera parte do salário, logo não vai incidir tributos sobre ele, como por exemplo o FGTS.

Um detalhe importantíssimo é que o trabalhador também contribui para este beneficio, de acordo com a lei, a empresa poderá descontar até 6% do salário bruto do trabalhador para o pagamento do vale transporte. Isso é o que determina a lei, mas a convenção coletiva tem total influência sobre essa porcentagem, algumas definem um percentual menor, logo sempre deve ser consultada a convenção coletiva da categoria para fazer o desconto correto.

Quando o valor do vale transporte for menor que 6% do salário do colaborador o valor real deverá ser descontado. E quando o valor do vale transporte for maior que 6% do valor do salário o excedente fica por conta da empresa.
Atenção: horas extras, comissões ou quaisquer outro adicionais não entram no cálculo do vale transporte.

Diferentemente do salário, que é pago após a execução do trabalho, o vale transporte é concedido de forma antecipada, ou seja, você concede o valor transporte no início do mês para que o trabalhador possa ir trabalhar o mês inteiro.

Espero ter ajudando com este conteúdo!

Um abraço e até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros posts

Coprodutor pode ser MEI?

Coprodutor pode ser MEI?

Para que possamos entender se o coprodutor pode ser MEI ou não, é importante mencionar dois entendimentos acerca dos tipos de coprodução existentes no mercado:

Read More »
×

Ei!

Está precisando de um contato mais ágil? Fale conosco pelo WhatsApp clicando ali em baixo, ou então nos mande um e-mail: [email protected]

×