Contabilidade Digital

O que é Contabilidade Digital e quais suas vantagens?

Podemos dizer que a contabilidade digital representa a otimização dos serviços contábeis por meio da internet e softwares online, fazendo com que o serviço contábil ocorra de uma forma muito mais veloz e eficaz.

Ainda mais, com o mundo tão tecnológico, onde as pessoas estão conectadas o tempo todo, não faria sentido continuar com a contabilidade sendo realizada como era antigamente, em meios de milhares de papéis e livros encadernados com capa preta. A contabilidade também se transformou com a tecnologia.

Contabilidade Digital ou Contabilidade Online?

Devido toda essa transformação tecnológica, foi criada dois segmentos de contabilidades: Contabilidade Digital e Contabilidade Online.

Ambas tem o mesmo objetivo, usam a tecnologia para executar os serviços contábeis, mas apesar de terem o mesmo objetivo, são bem diferentes na forma como executam a contabilidade.

Contabilidade Online

A contabilidade online, que é conhecida nos Estados Unidos como contabilidade “faça-você-mesmo”, concorre na oferta de serviços contábeis para pequenas empresas oferecendo a entrega de obrigações legais básicas a preços mais reduzidos.

A expressão “faça-você-mesmo” vêm da ideia de que você deverá executar algumas tarefas, onde que na contabilidade tradicional, ou até mesmo na contabilidade digital, será executado pela própria contabilidade.

Um exemplo dessas tarefas é a emissão do imposto. Na contabilidade online você precisa gerar todas as notas dentro do sistema próprio e após gerar seu próprio imposto.

Contabilidade Digital

A contabilidade digital, apesar de toda tecnologia envolvida, é executada e acompanhada por profissionais que acompanham os números da sua empresa. Sendo uma contabilidade mais consultiva para o seu negócio.

Vantagens da Contabilidade Digital

1. Para você que contrata

Para quem contrata uma contabilidade digital para cuidar da sua empresa, pode-se esperar:

  • Planos especializados para seu negócio
  • Serviços completos e de alta qualidade em tempo hábil;
  • Cobertura de todos os regimes tributários;
  • Serviços sem sair da empresa.
  • Atendimento online (sem ticket).

 2. Melhorias no controle financeiro da empresa

Podemos dizer que uma das principais vantagens é a facilidade, agilidade e proximidade, pois através dela, arquivos, documentos e outros são enviados de forma otimizada e toda comunicação acontece de uma forma muito rápida.

Isso melhora o controle, pois, o profissional tem acesso a informações constantes. Enquanto, o empreendedor tem um acompanhamento quase que em tempo real.

Além disso, você consegue manter-se na legalidade evitando:

  • Multas;
  • Impostos elevados;
  • Pagamentos indevidos, e
  • Erros nas tarefas.

Com tudo isso, a contabilidade digital acaba por estimular o crescimento das empresas. Pois uma vez que essa integração é facilitada, as questões são resolvidas muito rapidamente. Logo, isso faz com que a eliminação de retrabalho seja possível.

Através da internet a consultoria é feita de forma ágil e automatizada, levando a uma solução de problemas em tempo real. O que torna a gestão mais eficiente e bem planejada.

Com tudo isso a contabilidade digital torna a comunicação dentro da empresa muito mais assertiva na hora de estabelecer os processos. E, em contrapartida os erros são reduzidos, pois tudo é realizado em acompanhamento da sua contabilidade.

Contabilidade Digital x MEI

O MEI, também conhecido como Microempreendedor Individual, é uma categoria destinada às pequenas empresas.

O MEI, assim como as demais empresas, não estão livres de cumprir obrigações fiscais, mas infelizmente muitos não sabem o que fazer. Por isso, ter um contador digital a disposição é super vantajoso.

Apesar do MEI não está obrigado a ter uma Contabilidade, ter uma assessoria contábil poderá ajudar nos trâmites mais burocráticos do MEI, como emissão de Nota Fiscal e envio da Declaração Anual do MEI.

A contabilidade digital pode ajudar o MEI com:

  • a regularização dos impostos
  • ao habilitar a emissão de notas
  • a emissão da nota fiscal
  • no controle de movimentações financeiras (relatório de faturamento)
  • com o cadastro no eSocial
  • na admissão do funcionário
  • na apuração do lucro para fazer a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física
  • e muito mais.

Saiba mais sobre as vantagens e desvantagens de um MEI clicando aqui!

Pontos chaves da contabilidade digital:

Existem pontos chaves que fazem a contabilidade digital ser muito mais procurada hoje. Veja alguns:

a) Armazenamento: o papel é ainda hoje utilizado, mas, logo pode deixar de ser uma realidade. Além de que, eles ocupam espaços físicos desnecessários dentro da empresa. Com a contabilidade digital, você passa a emitir e contabilizar notas fiscais eletrônicas, não sendo mais necessário o acumulo de papéis.

b) Monitoramento remoto: cada nova despesa é analisada em tempo recorde, o que traz melhorias para gestão financeira da empresa;

c) Organização elevada: o armazenamento em nuvem permite que o acesso às informações passe a ser mais produtivo, economizando tempo com a procura;

d) Suporte diferenciado: o atendimento digital pode ser feito de inúmeras formas, vídeo chamadas, ligações e principalmente pelo whatsapp.

e) Rotina em dia: você não precisa perder tempo com deslocamento, o que também interfere na produção e no crescimento.

O que é contabilidade digital e quais suas vantagens?
Contabilidade digital funciona em tempo real!

Conclusão

Podemos ver então, que a contabilidade digital é uma nova forma de ter um maior controle financeira da sua empresa com ajuda da tecnologia. Uma vez que, ela facilita a troca e fluxo de informações acerca do negócio.

E isso possibilita atendimentos mais rápidos, de qualidade e assertivos.

A relação entre empreendedor e contador melhora, já que o acompanhamento é feito praticamente em tempo real, tornando tudo muito mais consciente, bem pensado e planejado!

A Unicont é especializada em contabilidade digital e está aqui para te ajudar no que for preciso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros posts

Coprodutor pode ser MEI?

Coprodutor pode ser MEI?

Para que possamos entender se o coprodutor pode ser MEI ou não, é importante mencionar dois entendimentos acerca dos tipos de coprodução existentes no mercado:

Read More »
×

Ei!

Está precisando de um contato mais ágil? Fale conosco pelo WhatsApp clicando ali em baixo, ou então nos mande um e-mail: [email protected]

×