Como pagar DARF sem código de barras?

Antes vamos entender o que é DARF..

DARF é a sigla do Documento de Arrecadação de Receitas Federais. Ele tem vários códigos de arrecadação que servem para identificar que tipo de arrecadação você está fazendo.

E os DARF´s são identificados por competência. As datas de vencimentos deles vão variar de acordo com os códigos, que são suas identificações. Cada um vai ter uma data de vencimento específica.

Muitos questionam o motivo do DARF não sair com código de barras, e na verdade isso é possível. A Receita Federal tem o sistema de emissão de DARF com código de barras, acontece que é um sistema com muita instabilidade e por diversas vezes ele fica fora do ar o que acaba impossibilitando a emissão com código de barras.

Com isso a saída é gerar ele só com as informações, visto que é possível o pagamento desta maneira. Agora vamos explicar como fazer isto.

Como efetuo esse pagamento sem código de barras?

Não se preocupe! Você pode fazer o pagamento normalmente nos caixas eletrônicos e no internet banking. Esse procedimento pode parecer confuso num primeiro momento, mas é bem simples. No internet banking, geralmente, possuem formulários de preenchimento bem semelhantes ao DARF.

Mas já adianto, por aplicativo bancário de celular esse pagamento não é permitido.

Como pagar?

Acesse o internet banking com seus dados e em seguida encontre a opção “pagamento”. Essa opção, normalmente, é encontrada no menu. Dentro da opção “pagamentos” podemos encontrar “pagamentos de tributos” ou “pagamento sem código de barras”.

Vale lembrar que cada internet banking possui sua organização. Na dúvida, caso não encontre as opções, digite DARF no campo de busca ou entre em contato com o Fale Conosco do site do seu banco.

Encontrando a opção de pagamento do DARF, clique e será direcionado à página com o formulário a ser preenchido.

O procedimento desse pagamento no caixa eletrônico é bem parecido com o do internet banking.

Como preencher o formulário?

Os campos do formulário têm, basicamente, os mesmos campos contidos na versão PDF do seu documento sem códigos de barras.

Exemplo de DARF em PDF:

Exemplo do formulário a ser preenchido no internet banking:

É bem simples! Você vai apenas reescrever o DARF dentro do seu banco. É importante se atentar ao correto preenchimento dos dados em seus respectivos campos.

Com os dados do DARF digitados nos campos do formulário, o mesmo será reconhecido e é só efetuar o pagamento.

Ressaltamos que, caso haja algum erro no preenchimento desse formulário, será necessário fazer uma Retificação de Pagamento, e nem sempre é online. Além do mais, pode gerar irregularidades em sua empresa que pode resultar na NÃO emissão da CND Federal, caso necessite.

Portanto, muita atenção ao efetuar o pagamento 🙂 O procedimento é simples, mas requer cuidado.

Em qual banco consigo pagar DARF?

Essa é uma pergunta muito frequente para quem quer efetuar o pagamento do DARF em espécie. Pois é, não são todos os bancos que aceitam esse tipo de pagamento. Atualmente o Banco do Brasil é a opção certa de que o pagamento vai ser efetuado, visto que o banco tem convênio com a Receita Federal para receber este tipo de tributo.

A famosa Casa Lotérica mesmo não aceita esse tipo de tributo. Logo a nossa dica é, se precisa efetuar o pagamento em especie, antes de enfrentar fila certifique-se que o banco aceita este tributo, assim não vai perde tempo em fila.

Infelizmente, como esse pagamento não é aceito por todos os bancos, nem tão pouco pelas Casas Lotéricas, acabamos utilizando a opção mais atrativa, que é o pagamento online.

Espero que tenha te ajudado 😉

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros posts

Coprodutor pode ser MEI?

Coprodutor pode ser MEI?

Para que possamos entender se o coprodutor pode ser MEI ou não, é importante mencionar dois entendimentos acerca dos tipos de coprodução existentes no mercado:

Read More »
×

Ei!

Está precisando de um contato mais ágil? Fale conosco pelo WhatsApp clicando ali em baixo, ou então nos mande um e-mail: [email protected]

×