Como abrir uma empresa de Coaching

A profissão Coach está cada vez mais conhecida, crescendo muito nesses últimos anos. Muitos coach’s nos procuram pra saber como podem atuar no mercado. E é por isso que vou compartilhar um pouco da nossa experiência com vocês.

Existe várias possibilidades do Coach se colocar no mercado. Vou colocar as mais comuns e irei falar um pouco de cada.

  1. Profissional Coach como Pessoa Física
  2. Profissional Coach como MEI (Microempreendedor Individual)
  3. Profissional Coach como ME (MicroEmpresa)

1. Profissional Coach como Pessoa Física

Ao iniciar nessa carreira você poderá atuar como Pessoa Física (PF), um autônomo. Nesse caso existe alguns pontos a serem avaliados. O primeiro é o valor do seu imposto.. Uma PF ao trabalhar como autônomo ele precisa primeiramente fazer seu cadastro na prefeitura onde se localiza para fazer o recolhimento do ISS. Além do ISS, a PF precisa contribuir com o INSS e o IR (que ocorre através do carne-leão). Em várias análises já realizadas, o custo tributário em atuar como PF é bem alto. Outro ponto a ser analisado é sobre o documento fiscal emitido. Como PF você terá que emitir recibos para os seus clientes e por falta de documento fiscal (nota fiscal de serviço) poderá perder algumas oportunidades.

O que vai influenciar nessa análise é o valor do seu faturamento (valor bruto das suas vendas/serviços) e sua visão de crescimento para sua empresa.

2. Profissional Coach como MEI (Microempreendedor Individual)

Primeiramente vou te explicar o que é um MEI.

MEI (microempreendedor indivudal) é um tipo de empresa criado para regularizar pequenos negócios. Nessa modalidade você terá o seu CNPJ, poderá emitir seu documento fiscal (nota de serviço) e ainda poderá contratar 1 funcionário.

Para se enquadrar nessa modalidade você precisa está dentro de alguns parâmetros:

a) faturar no máximo até R$ 6.750,00 por mês;

b) contratar apenas 1 funcionário;

c) pagar um imposto fixo no valor médio de R$50,00 por mês. Independete se faturou ou não você precisa pagar esse imposto (Um detalhe: esse imposto chama-se DAS).

O MEI é a opção mais indicada para quem está começando o seu negócio e tem uma projeção de faturamento dentro dos parâmetros do MEI.

Mais detalhes sobre o MEI você encontra no site http://www.portaldoempreendedor.gov.br/

Aqui na Unicont, atendemos MEI’s de todo o Brasil. Clique aqui para receber os nossos planos.

3. Profissional Coach como ME (MicroEmpresa)

Se sua projeção de faturamento ultrapassa o limite do MEI então é hora de abrir sua ME (microempresa). Nessa opção você poderá atuar de duas maneiras:

a) Como Empresário Individual. Aqui você atuará como o único dono.

b) Como Sociedade Ltda. Aqui sua empresa deverá ter no mínimo dois sócios.

Existe diferença de imposto entre Empresário Individual e Sociedade Ltda? 

Não Não. O seu imposto é calculado diante a sua tributação.

Poderia ficar falando sobre tributação, mas já adianto que se você está abrindo sua empresa de Coaching o mais indicado é a tributação pelo Simples Nacional.

Só para matar a curiosidade, para quem está abrindo uma empresa de coaching, se você optar pelo regime de tributação do Simples Nacional, começará pagando 6% sobre o faturamento. 

Além do imposto, uma diferena entre o MEI e ME é que você poderá contratar quantos funcinários quiser e poderá faturar até 4.800.000,00 por ano.

Agora é hora de analisar e saber onde está e para onde quer chegar! \o/

Espero te ajudado. E se ficou alguma dúvida clique aqui e converse agora com a gente pelo whatsapp.

Grandeee Abraço Coach!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros posts

Coprodutor pode ser MEI?

Coprodutor pode ser MEI?

Para que possamos entender se o coprodutor pode ser MEI ou não, é importante mencionar dois entendimentos acerca dos tipos de coprodução existentes no mercado:

Read More »
×

Ei!

Está precisando de um contato mais ágil? Fale conosco pelo WhatsApp clicando ali em baixo, ou então nos mande um e-mail: [email protected]

×