A profissão Coach está cada vez mais conhecida, crescendo muito nesses últimos anos. Muitos coach’s nos procuram pra saber como podem atuar no mercado. E é por isso que vou compartilhar um pouco da nossa experiência com vocês.
Existe várias possibilidades do Coach se colocar no mercado. Vou colocar as mais comuns e irei falar um pouco de cada.
- Profissional Coach como Pessoa Física
- Profissional Coach como MEI (Microempreendedor Individual)
- Profissional Coach como ME (MicroEmpresa)
1. Profissional Coach como Pessoa Física
Ao iniciar nessa carreira você poderá atuar como Pessoa Física (PF), um autônomo. Nesse caso existe alguns pontos a serem avaliados. O primeiro é o valor do seu imposto.. Uma PF ao trabalhar como autônomo ele precisa primeiramente fazer seu cadastro na prefeitura onde se localiza para fazer o recolhimento do ISS. Além do ISS, a PF precisa contribuir com o INSS e o IR (que ocorre através do carne-leão). Em várias análises já realizadas, o custo tributário em atuar como PF é bem alto. Outro ponto a ser analisado é sobre o documento fiscal emitido. Como PF você terá que emitir recibos para os seus clientes e por falta de documento fiscal (nota fiscal de serviço) poderá perder algumas oportunidades.
O que vai influenciar nessa análise é o valor do seu faturamento (valor bruto das suas vendas/serviços) e sua visão de crescimento para sua empresa.
2. Profissional Coach como MEI (Microempreendedor Individual)
Primeiramente vou te explicar o que é um MEI.
MEI (microempreendedor indivudal) é um tipo de empresa criado para regularizar pequenos negócios. Nessa modalidade você terá o seu CNPJ, poderá emitir seu documento fiscal (nota de serviço) e ainda poderá contratar 1 funcionário.
Para se enquadrar nessa modalidade você precisa está dentro de alguns parâmetros:
a) faturar no máximo até R$ 6.750,00 por mês;
b) contratar apenas 1 funcionário;
c) pagar um imposto fixo no valor médio de R$50,00 por mês. Independete se faturou ou não você precisa pagar esse imposto (Um detalhe: esse imposto chama-se DAS).
O MEI é a opção mais indicada para quem está começando o seu negócio e tem uma projeção de faturamento dentro dos parâmetros do MEI.
Mais detalhes sobre o MEI você encontra no site http://www.portaldoempreendedor.gov.br/
Aqui na Unicont, atendemos MEI’s de todo o Brasil. Clique aqui para receber os nossos planos.
3. Profissional Coach como ME (MicroEmpresa)
Se sua projeção de faturamento ultrapassa o limite do MEI então é hora de abrir sua ME (microempresa). Nessa opção você poderá atuar de duas maneiras:
a) Como Empresário Individual. Aqui você atuará como o único dono.
b) Como Sociedade Ltda. Aqui sua empresa deverá ter no mínimo dois sócios.
Existe diferença de imposto entre Empresário Individual e Sociedade Ltda?
Não Não. O seu imposto é calculado diante a sua tributação.
Poderia ficar falando sobre tributação, mas já adianto que se você está abrindo sua empresa de Coaching o mais indicado é a tributação pelo Simples Nacional.
Só para matar a curiosidade, para quem está abrindo uma empresa de coaching, se você optar pelo regime de tributação do Simples Nacional, começará pagando 6% sobre o faturamento.
Além do imposto, uma diferena entre o MEI e ME é que você poderá contratar quantos funcinários quiser e poderá faturar até 4.800.000,00 por ano.
Agora é hora de analisar e saber onde está e para onde quer chegar! \o/
Espero te ajudado. E se ficou alguma dúvida clique aqui e converse agora com a gente pelo whatsapp.
Grandeee Abraço Coach!